Entrevista do advogado Dr. Pedro DeRegina para a revista Quality Magazine

O Martins Regina Advocacia é um escritório especializado em Planejamento Patrimonial, Familiar e Sucessório.

O início dos trabalhos se deu em 1994, quando executivos de multinacionais, sócios das principais bancas de escritórios de Advocacia do Rio de Janeiro, e Procuradores, na mesma cidade, decidiram se unir para fundar o escritório. A atuação se dá também na seara do Direito Imobiliário, Empresarial e Contratos. O atendimento é voltado tanto para empresas, especialmente no setor farmacêutico, quanto para pessoas físicas que adquiriram ao longo da vida patrimônio e desejam fazer o Planejamento Patrimonial.

Em meio aos desafios registrados no início das atividades, como a estruturação de um novo escritório com pessoas de backgrounds diferentes, mas com visões comuns de como enxergavam o Direito, qualidade e excelência sempre foram pautadas em todos os atendimentos.

Reestruturação do escritório Martins Regina Advocacia

Em 2017, o sócio, Dr. Pedro DeRegina, liderou uma reestruturação no escritório, ocasião em que se iniciou um processo interno com atenção especial ao engajamento das pessoas que não eram pertencentes ao core business.

“Estimulamos todas as áreas a participarem mais ativamente dos processos do escritório, criando um ambiente mais integrativo e multidisciplinar. O senso de autodisciplina também foi muito incentivado nessa nova cultura que o escritório passou a adotar lá em 2017”, comenta Dr. Pedro.

Ele chama a atenção para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda tida como fundamental. “Não é algo novo, mas vem sendo melhor debatido nos últimos anos. O cuidado com as próximas gerações deve ser discutido e implementado em todas as esferas da sociedade”, pontua, destacando acreditar que as organizações em geral têm dado mais atenção a esta pauta ao prestigiar o tema ESG. “A adoção de boas práticas, o propósito do modelo de negócio e a transparência, são medidas fundamentais para o posicionamento da empresa no futuro”, ressalta.

Atreladas aos ODS, ações enquadradas na Responsabilidade Social Corporativa são implementadas no escritório. O Martins Regina Advocacia abraçou pessoas hipossuficientes financeiramente, portadoras de Hipertensão Arterial Pulmonar e oriundas de hospitais públicos, de forma Pro Bono, para garantir o direito à saúde, previsto na Constituição.

Ainda nesse âmbito, o Dr. Pedro comenta que houve renúncia de honorários, inclusive os de sucumbência, os quais foram destinados ao próprio Estado. “Essa causa teve início em 2007 e perdura até os dias atuais. Além disso, passamos a ter uma atenção especial às questões ambientais. Algumas mudanças no dia a dia e que fazem a diferença ao longo dos anos foram implementadas para contribuir nessa seara”, completa.

O escritório preza por uma comunicação clara e que traga esclarecimentos às possíveis dúvidas do público. Para tanto, diversos canais para ouvir as pessoas estão disponíveis.

“Seja nossos clientes, prestadores de serviços ou funcionários; todos têm voz. Acreditamos que ouvir as pessoas contribui com nossa melhoria diária, e o resultado disso é verificado nas indicações de boca a boca que recebemos de nossos clientes. Além disso, o respeito pelos prestadores de serviço e todos aqueles que trabalham conosco é um dos pilares de nosso escritório. De tempos em tempos, encomendamos pesquisas nesse sentido”, afirma.

Assim, o feedback de clientes é sempre bem-vindo ao escritório e discutido internamente com a equipe responsável. O Dr. Pedro explica que, caso uma crítica seja algo mais genérico, a questão é exposta em reunião de sócios e, posteriormente, repassada aos líderes de cada equipe. Por sua vez, ao cliente, são reportadas as medidas que foram adotadas.

O escritório observa, ainda, os caminhos para a satisfação de grupos de interesse, e isso ocorre, basicamente, na conexão da equipe com pessoas, na preparação para o atendimento e na entrega do resultado. “O desafio, de dois anos para cá, foi se adaptar ao novo formato que a pandemia de covid-19 no impôs. A Advocacia ainda está muito ligada ao contato e à boa relação com os clientes”, enfatiza. Nisso, ele contrasta afirmando que a virtualização não traz a mesma experiência que o contato ao vivo, seja em cursos, palestras, congressos ou nas reuniões presenciais. “Inclusive, a maioria das pessoas ainda prefere o presencial; obviamente com todos os protocolos possíveis para viabilizar o contato”, destaca. “Mas, apesar do aumento das calls e videochamadas, o presencial ainda é preponderante. Sob o ponto de vista de aprimoramentos da empresa, não vejo muitos prejuízos, e até benefícios, nesse nosso novo panorama mais on-line, exceto no networking, que fica um pouco mais prejudicado, mas que já vem se normalizando”, pondera.

A boa gestão é fundamental para qualquer empresa, independente do segmento, e no escritório, esse quesito, com boas práticas, é um dos pilares que sustenta a organização, especialmente por contar com uma equipe competente em relação às demandas.

“Em nosso caso, juntamente com a competência técnica e as pessoas que trabalham conosco, esses três aspectos formam o tripé do Martins Regina Advocacia”, conclui.

– – – – – – –

Matéria publicada no site da Quality Magazine – Latin American Quality Institute, em abril de 2022.

– – – – – – –

Precisa de ajuda jurídica para você ou sua empresa? Entre em contato com o Martins Regina Advocacia e fale com um de nossos advogados.

– – – – – – –